A importância da água num regime de produção extensivo

A importância da água num regime de produção extensivo

Hoje, dia 22 de Março, celebra-se o Dia Mundial da Água, uma data que pretende despertar mentalidades acerca da importância da preservação deste recurso natural, essencial num regime de produção extensivo.

As alterações climáticas são o principal factor que contribui para os períodos de seca extrema, períodos esses que se têm feito sentir no Alentejo nos últimos meses e anos.

Qual o impacto da seca extrema na produção da Carnalentejana DOP?

Os bovinos Carnalentejana DOP alimentam-se do que a terra lhes dá. Para além da escassez de água ter um impacto directo no abeberamento dos animais, também a sua alimentação pode ser condicionada. As pastagens naturais, de grande valor nutritivo e essenciais na Primavera, estão dependentes da ocorrência de chuvas.

A água, é também essencial para a produção de outras culturas. A produção de cereais, por exemplo, é feita em simbiose com a produção das nossas vacadas. Assim se completa um ciclo: a produção de cereais serve de alimento aos bovinos que depois devolvem matéria orgânica às terras, possibilitando uma nova cultura de qualidade no ano seguinte. O equilíbrio de todo o ecossistema está, então, dependente da água.

O que fazer para preservar este recurso natural?

A preservação dos recursos naturais é uma prioridade para a Carnalentejana, mas depende também de todos nós. Com pequenos gestos no dia-a-dia podemos minimizar os efeitos das alterações climáticas. Pequenas decisões como reduzir as deslocações em automóveis, desligar os aparelhos electrónicos da tomada ou optar por electrodomésticos com uma boa certificação energética podem fazer a diferença.

Ao mesmo tempo, a poupança da água é essencial. Os conselhos já conhecidos de preferir o duche ao banho de imersão, fechar a torneira enquanto se ensaboa no banho ou lava os dentes são também simples e básicos mas fundamentais.

Partilhar: