Dia Internacional Sem Sacos de Plástico

Dia Internacional Sem Sacos de Plástico

O Dia Internacional Sem Sacos de Plástico pretende relembrar que o uso excessivo de sacos de plástico tem consequências. Este tipo de artigos, cuja função tipicamente se esgota numa unica utilização e depois deitamos fora, vão assombrar o planeta durante aproximadamente 100 a 500 anos. Por isso, este lixo tem um sério impacto ambiental não só agora, como também vai afectar a vida das próximas gerações. Mesmo que não vejamos, pequenas partículas de plástico estão presentes no mar, na areia da praia ou voam com o vento. Estamos a ingerir plástico mesmo sem saber. De forma a lutar contra o plástico, apresentamos 5 soluções simples que deve praticar:

1. USE SACOS DE COMPRAS REUTILIZÁVEIS

Quando for às compras traga o seu próprio saco e evite os sacos de plástico oferecidos nas lojas. Pode optar por sacos totalmente ecológicos ou mesmo usar sacos que reflictam a sua personalidade. O importante é serem utilizados vezes sem conta. 

2. COMPRE EM GRANDES QUANTIDADES

Ao comprar produtos como massa, cereais ou até comida para animais em grandes quantidades evita o desperdício de embalagem.

3. OPTE POR UM RECIPIENTE PRÓPRIO PARA TRANSPORTAR ÁGUA

Procure por um frasco ou outro recepiente que possa usar para transportar água. Desta forma evita as garrafas ou os copos de plástico que provavelmente só iria usar uma vez.

4. RECICLE

Os plásticos que forem possíveis de reciclar, recicle-os adequadamente para que consigamos diminuir o acumular de lixo e a necessidade de extrair mais recursos da natureza.  

5. DIGA NÃO A PALHINHAS

A não ser em casos especiais, palhinhas são na maior parte das vezes um objecto desnecessário e de única utilização. Quando for a uma esplanada ou um restaurante rejeite a oferta da palhinha ou então traga consigo a sua própria palhinha reutilizável.

Partilhar: