Vitais para si e para nós: as águas subterrâneas

Vitais para si e para nós: as águas subterrâneas

Dia 22 de Março, no dia seguinte à celebração da chegada da Primavera, celebra-se o Dia Mundial da Água. Há um ano falámos sobre a “Importância da Água num Regime de Produção Extensivo” (leia o artigo na íntegra aqui). Hoje, falamos sobre a importância e a fragilidade do que não se vê, as águas subterrâneas.

Da água doce disponível no planeta, 77% provém dos icebergs e glaciares, 22% das águas subterrâneas e apenas 1% da água da superfície (atmosfera, rios, lagos, etc). Ou seja, se excluirmos os glaciares, a água doce utilizável representa apenas 1,7% da água do nosso planeta. Da água doce utilizável, 99% correspondem a águas subterrâneas, e aos rios e lagos apenas 0,7%

O recurso hídrico, apesar de vital a todas as formas de vida terrestre, é demasiado escasso. É de extrema importância consciencializar a sociedade e proteger este recurso.

Fotografia de Hendrik Dacquin

Infelizmente, muitos dos reservatórios de águas subterrâneas encontram-se já poluídos e impróprios para consumo. A chuva infiltra-se na terra e acumula-se nas fissuras presentes no solo, passando por um processo de filtragem até chegar aos reservatórios de água. Ao longo deste percurso, a água vai dissolvendo e incorporando substâncias que podem ser prejudiciais. Estas substâncias prejudiciais têm origem maioritariamente humana, tais como descargas de afluentes domésticos não tratados na rede hidrográfica, esgotos  e lixeiras. Práticas agrícolas irresponsáveis e o derrame de resíduos industriais também estão na origem da poluição das águas subterrâneas.

A Carnalentejana tem uma grande preocupação com a natureza e toda a sua actividade depende de um meio ambiente saudável. O gado que vive no campo, alimenta-se daquilo que a terra lhes dá. Tanto as ervas, os cereais e os frutos das árvores provêm da terra e por isso, dependem da água. Se as águas estiverem contaminadas, afectará todos nós. A transparência, certificação e controlo de qualidade são essenciais para a confiança dos consumidores nos produtos com Denominação de Origem Protegida.

Aconselhamos o leitor a visitar o website da Associação Portuguesa de Recursos Hídricos de modo aprender não só como funcionam as águas subterrâneas mas também o que deve fazer para evitar a sua poluição.

Webgrafia: http://www.cienciaviva.pt/img/upload/agua_subterranea_LNEG.pdf

Partilhar: