É lindo na Primavera…

É lindo na Primavera…

“É lindo na Primavera
Ver searas ondular
Subir ao alto do monte
Beber água em qualquer fonte
Ouvir os grilos cantar
Ver os rebanhos de gado
Nos verdes campos pastar
Rapazes e raparigas
Cantando lindas cantigas
Nos campos a trabalhar”

 

E assim dita a cantiga “É lindo na Primavera” do cancioneiro tradicional alentejano. A Primavera é aquela altura do ano em a natureza ganha uma nova vida, tornando as paisagens mais ricas e alegres. O Alentejo não é excepção. De facto, a Primavera vem encher de vida todo o cenário alentejano, já que é uma zona maioritariamente rural, cheia de paisagens naturais e agrícolas.

 

Depois de um Inverno rigoroso os dias começam a ficar mais quentes. As pastagens naturais cheias de nutrientes começam a surgir e os nossos bovinos podem finalmente apreciar estes dias maiores e mais solarengos. É a altura perfeita para os vitelos começarem o desmame e poderem explorar o mundo que os rodeia.

O sobreiro, a azinheira, a oliveira e a esteva, tão típicos da planície alentejana, estão prontos para mais um ano. As planícies explodem de cor graças às papoilas, às margaridas e aos lírios que desabrocham e compõem paisagens magníficas. É comum existirem balões de ar quente, bem ao ritmo alentejano, a voar pelos céus nesta altura do ano.

 

 

Ver esta publicação no Instagram

 

Uma publicação partilhada por WHY PORTUGAL? (@why.portugal) a

 

A Ovibeja, uma das maiores feiras agrícolas nacionais decorre também nesta altura do ano. Os visitantes podem assistir a espectáculos, iniciativas culturais e desportivas e entrar livremente em todos os pavilhões institucionais, comerciais ou temáticos. O ano passado a Carnalentejana esteve presente na Ovibeja e prometemos comparecer novamente este ano.

Partilhar: